segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TRANSMIL REDUZ FROTA E LINHAS PARA PAGAR DESPESAS


A Turismo Trans1000, aproveitando a desativação de dois terminais de ônibus, o terminal Arquiteto Marlo Costa e Souza, na Pavuna, e General Américo Fontenelle, na Praça Mauá, ambos no Rio de Janeiro, resolveu reduzir frota e linhas.

As linhas 005 Mesquita / Praça Mauá e 651 Mesquita / Pavuna foram desativadas provisoriamente, enquanto seus trajetos são em parte cobertos pelas linhas 478 Mesquita / Central e 481 Mesquita / Melhoral.

Com isso, a Transmil aproveitou também para vender parte de sua frota, que inclui vários carros com ar condicionado, já com cerca de oito anos de fabricação.

Outros carros sem ar condicionado, como vários do modelo CAIO Apache VIP I, Marcopolo Viale I e Neobus Mega III, também já foram vendidos.

Um deles aparece nesta foto ao lado, tendo sido adquirido pelo São Gonçalo Esporte Clube, como transporte de esportistas e alunos.

Com isso, a Turismo Trans1000, que está praticamente à beira da falência, com vários processos trabalhistas em andamento, tenta pelo menos pagar algumas dívidas. A situação da empresa está delicada demais para qualquer volta por cima, mas o futuro das linhas desativadas ainda é um mistério.

USO ILEGAL DAS LINHAS - A Transmil, no entanto, reativa ou desativa linhas como quer. Nos fins de semana e feriados, a linha 005 chega a sair de circulação em certos horários, enquanto a linha 131 Nilópolis / Praça Mauá ganha um percurso extra, via Mesquita e passando por seu bairro Banco de Areia.

Dependendo da situação da Transmil, linhas são extintas, criadas ou recriadas tão somente pelo critério da empresa, sem qualquer supervisão do DETRO, o que consiste numa atitude ilegal, própria de uma empresa decadente.