quarta-feira, 22 de maio de 2013

TRANS1000 TEM 28 LACRADOS PELO PROCON



Reproduzido parcialmente do blogue Menos Automóveis nas Ruas, com adaptações

A empresa de Mesquita teve vários ônibus lacrados durante os trabalhos da Operação Roleta Russa, feita pelos técnicos do Procon para tirar de circulação ônibus que apresentam diversas irregularidades, sejam operacionais ou documentais. A Transmil já tinha seu ponto final na Av. Venezuela, da linha 005 Mesquita / Praça Mauá, entre os verificados pelos técnicos da operação.

Técnicos também estavam em outros lugares e, ao todo, cerca de 28 ônibus da Transmil foram noticiados na medida de retirada de circulação das ruas. A frota da empresa, conhecida por inúmeras irregularidades, já se encontra bastante reduzida e, apesar das irregularidades, até agora não houve uma medida judicial de cassação das linhas da empresa, surgida em 1981 e decadente desde 2007.

A Transmil acumula irregularidades que vão desde a documentação - a empresa compra ônibus de empresas cariocas e da Baixada Fluminense sem arrumar uma documentação de transferência e vários carros circulavam na empresa com as chapas creditadas à cidade do Rio de Janeiro - até freios com defeito, ar condicionado que não funciona ou está sujo de mofo e ferrugem e bancos com assentos soltos.

A Transmil também é conhecida pelos pneus carecas que são um risco para a segurança dos passageiros e rodoviários durante os trajetos nas avenidas Rodrigues Alves, Brasil e Via Dutra, com os ônibus em altíssima velocidade. Além disso, a empresa trabalha com a dupla função imposta a motoristas na maioria dos seus ônibus e pratica inúmeras irregularidades trabalhistas pendentes em processos judiciais.

Ultimamente, a Transmil, para disfarçar a redução da frota, anda combinando os horários de seus poucos veículos que praticamente circulam "juntos" para dar a impressão de que sua frota não foi reduzida. A empresa chega a desativar algumas linhas a critério próprio nos sábados, domingos e feriados.