quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DETRO FAZ INTERVENÇÃO NA TRANSMIL


COMENTÁRIO: Por enquanto, o comunicado do DETRO-RJ se refere ao setor Nilópolis da Turismo Trans1000, mas o setor de sua sede, Mesquita, ainda está indefinido, embora tudo indica que a partir de hoje a empresa praticamente caminha para a extinção. Há uma possibilidade da Transmil retornar, se cumprir as exigências do DETRO previstas em cláusula, mas pela situação da empresa, cheia de processos trabalhistas pendentes e com um grande rombo financeiro, as chances de retorno são remotas.

DETRO FAZ INTERVENÇÃO NA TRANSMIL

Da Assessoria de Comunicação do DETRO

A partir desta quarta-feira (21/8) seis linhas da Turismo Transmil Ltda estão sob a intervenção do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro). A medida foi tomada já que a empresa não honrou as cláusulas exigidas em Termo de Acordo e Compromisso (TAC) assinado por seus diretores. As linhas tem origem no município de Nilópolis e serão operadas, em caráter emergencial, pela Cavalcanti e Cia Ltda (Nilopolitana), Transportes Blanco Ltda e Master Transportes Coletivos Ltda.

A portaria de intervenção na Transmil foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado e estabelece que passam a ser operadas pela Blanco as linhas 124B (SA) Nilópolis – Passeio (via Parada de Lucas) com 15 carros e a 131B (SA) Nilópolis – Central (via Parada de Lucas) com cinco carros; pela Master a 152B (SAC) Nilópolis – Central (Via Via Light) com três ônibus e a 120B (SA) Nilópolis – Central (via BR-116), com sete veículos; e pela Nilopolitana os trajetos 129B (SA) Nilópolis – Central (via Vila Norma) com cinco veículos e 516I (SA) Nilópolis – Km-2,5 da BR-116 com cinco ônibus. Estas empresas vão incorporar as linhas em questão sem prejuízo das que já operam.

Entre as exigências acordadas e não cumpridas pela Transmil estão a não incorporação de 40 novos ônibus a sua frota; a não disponibilização da frota mínima exigida de 76 veículos em condições de vistoria; a não quitação de débitos relativos a autos de infração que somam cerca de R$ 2 milhões e a taxas do Detro num total aproximado de R$ 1,5 milhão, entre outras.

Uma das linhas sob intervenção, a Nilópolis – Passeio (via Parada de Lucas), é a mais reclamada da empresa na Ouvidoria do Detro, com 78 registros entre janeiro e agosto, por motivos diversos como má conservação, horário irregular, falta de ônibus, não parada no ponto. Entre janeiro e agosto de 2013, a Transmil contabiliza um total de 229 reclamações contra ela.

Desde a zero hora de hoje, a Transmil é responsável apenas por linhas nos municípios de Nova Iguaçu (duas) e Mesquita (três). Já a Master, Nilopolitana e a Blanco operarão os trajetos que sofreram intervenção pelo prazo máximo de um ano ou até a realização de concorrência pública para seleção de futura operadora. Durante este tempo, a Transmil poderá se adequar às condições exigidas para recuperar suas linhas e, caso isto não ocorra, a empresa pode perder de vez a permissão para atuar no transporte intermunicipal de passageiros.

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